segunda-feira, 15 de junho de 2020

É Isto Um Homem? de Primo Levi


Você já leu esse livro? Já ouviu falar? “É isto um homem?” é o relato puro e autêntico do italiano, de origem judaica, Primo Levi (1919-1987) a respeito de sua experiência em campos de concentração nazistas. Capturado por soldados fascistas em Modena (Itália) foi inicialmente deportado para Auschwitz (Polônia) com outros 650 judeus, e destes apenas Levi e outros dois sobreviveram, e neste livro Primo discorre sobre toda essa vivência absurda, chocante, que me faz pausar página a página para digerí-las, para sempre relembrar que são fatos ocorridos, não inventados, que haviam seres humanos dos dois lados. Admito que são leituras que me estraçalham mas que busco em momentos estratégicos da minha vida por necessidade e que me preparo para as suportar, mas isso não me impede de sentir um grande abalo. O mais interessante neste relato é que Levi não transparece em nenhum momento sentimento de ódio, ele nos apresenta uma teoria que a ação humana só pode ser julgada individualmente, caso a caso. Considero necessário que todos saibamos que isso tudo aconteceu, que foi no século passado, que foi na Europa, no planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário