segunda-feira, 2 de agosto de 2021

O que é um poema? por Daniel Keene


"O que é um poema? Seria preciso um poema para responder a esta questão, o que pode começar a deixar entrever o que é um poema. Talvez um poema seja uma resposta imaginária a uma questão inexistente. Talvez um poema seja uma condensação de sentido a ponto de chegar a uma realidade única e indesmentível (por mais modesta que seja). Talvez um poema seja música disfarçada de escultura, ela própria escondida num quadro. Talvez um poema seja qualquer coisa que insiste na presença ao ponto de se tornar pura presença. Talvez um poema seja apenas o espaço entre dois silêncios (mas o silêncio depois do poema é diferente do que o precede, o silêncio é alterado pelo poema). A poesia existia antes da escrita. Era uma arte oral/uma tradição oral. Para existir, nem que fosse só para existir, a poesia exigia que o poeta falasse ou cantasse diante de outro. O poema nascia no ouvido do ouvinte. Era teatro".

Por Daniel Keene, in Pièces courtes 2, Montreuil-sous-Bois, Éditions Théâtrales, 2007 | Retirado do excelente blog "Antologia do Esquecimento", do imenso poeta português Henrique Manuel Bento Fialho.

A fotografia que ilustra a postagem é de nossa autoria, de um tempo em que ainda aglomerava-nos como bons animais e não usávamos ornamentos faciais, numa apresentação teatral no Museu do Ipiranga, em 2018, da peça "Sonhos de uma Noite de Verão", inspirada em Shakespeare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário